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Corona Vírus – Como cancelar passagens compradas com milhas

Você tem viagem marcada para países que estão sofrendo com a epidemia do Corona Vírus e gostaria de cancelar as suas passagens compradas com milhas? Caso a sua escolha pelo cancelamento da viagem seja por receio de viajar neste momento e não houver dados oficiais confirmando a epidemia no seu destino você fará o pagamento das taxas de acordo com as regras do seu programa de fidelidade. Já no caso de destinos onde a epidemia foi confirmada, fica mais fácil reaver as milhas sem o pagamento de taxas.

O que você deve saber antes de cancelar passagens comprada com milhas:

Em geral, os programas de fidelidade estipulam regras tarifárias para que o consumidor faça o cancelamento de sua passagem em situações normais. Então as dicas abaixo valem para qualquer situação em que você precise cancelar a sua passagem resgatada com milhas.

Algumas regras valem para todos os programas de fidelidade.

  • Verifique se a passagem que você resgatou é reembolsável. Essa informação está na área de regras tarifárias do seu voo.
  • Mesmo que as milhas não sejam reembolsáveis de acordo, as taxas de embarque são.
  • O valor de franquia extra de bagagens é reembolsável. Lembre-se de solicitar.
  • Verifique as taxas cobradas pelo programa no caso de cancelamento. Essa taxa pode variar conforme o programa e o destino.
  • Quando você receber as suas milhas de volta elas voltarão à sua conta com a mesma validade que tinham no momento de emissão da sua passagem. Caso você tenha resgatado a passagem com milhas que estavam expirando elas não serão renovadas.

Cancelar passagens compradas com milhas no LATAM Pass

No LATAM Pass o cancelamento é feito através da central telefônica do programa. O LATAM Pass permite a remarcação de passagens mediante cobrança de taxa e da diferença que possa existir de pontos no momento do novo resgate. As taxas tanto de remarcação quanto de cancelamento de voo variam de acordo com o destino e com seu status no LATAM Pass. Você pode conferir os valores cobrado clicando aqui. Feito o cancelamento seus pontos são estornados em até 30 dias de acordo com a validade original deles.

IMPORTANTE: clientes PlatinumBlack e Black Signature são isentos de taxas por alterações e reembolso de passagens emitidas com pontos LATAM Pass.

Cancelar passagens resgatadas com milhas no Smiles

Para proceder o cancelamento você deve entrar na área onde constam os seus voos no site ou app da Smiles. Você pode fazer o cancelamento com pelo menos duas horas de antecedência do seu voo. Caso a sua passagem tenha sido emitida pelo Viaje Fácil e ainda não tenha sido paga não haverá a cobrança de taxas. O valor das taxas de cancelamento do Smiles é informado no momento do resgate da passagem.

Importante: não é possível remarcar passagens emitidas com o Smiles. Você precisa fazer o cancelamento para só então resgatar outra passagem.

Cancelar passagens compradas com milhas no TudoAzul

O cancelamento das passagens no TudoAzul também é feito via central telefônica (4003-1141) e assim como no Smiles é sujeito a taxas de acordo com as regras tarifárias da sua passagem. O crédito dos pontos estornados é feito assim que é feito o pagamento das taxas.

Direitos do Consumidor

Segundo a ANAC o prazo de desistência de uma viagem sem cobrança da taxas é de até 24 horas a partir da emissão da passagem. E válida somente para bilhetes emitidos com no mínimo sete dias de antecedência do embarque. Além disso, caso haja alguma alteração de horários no seu voo em mais de uma hora você também pode pedir o reembolso ou remarcação do seu voo sem custos.

Porém, no caso dos países que estão com epidemia confirmada pelas autoridades oficiais o consumidor pode obter o ressarcimento completo da passagem comprada com milhas sem a cobrança de taxas. Nestes casos você deve procurar os canais de atendimento do programa de fidelidade no qual as passagens foram resgatadas.

No caso da falta de acordo ou da dificuldade de resolver a questão diretamente com o programa de fidelidade ou com a companhia aérea você pode fazer a sua reclamação através da plataforma consumidor.gov.br.

Países com restrições

Alguns países já emitiram comunicados de restrição de entrada de passageiros advindos de áreas com epidemia do Corona Vírus. A Alitalia postou em seu site uma relação de países que apresentaram restrições a passageiros que estiveram na Itália. Alguns desses países proíbem a entrada dos passageiros e outros exigem quarentena dos mesmos. Entre eles: Arábia Saudita, Ilha Maurício, Índia,Jordânia, Kuwait, Malta, Romênia, Seychelles e Reino Unido.

Além disso, a própria Alitalia proíbe o embarque de passageiros provenientes da China, Hong Kong, Macau e Taiwan que não tenham se submetido ao período de quarentena de 14 dias fora do país de risco.

Informações oficiais

Antes de cancelar a sua passagem cerque-se das informações oficiais constantes nos sites da ANVISA e da ANAC. Com elas em mãos fica mais fácil você saber como proceder para exigir os seus direitos.

 

Algumas dicas do Raio-X das Milhas para facilitar o seu processo de cancelamento da passagem comprada com milhas:

  • Verifique os valores das taxas com o programa de fidelidade na seção dos seus voos.
  • Pergunte em quanto tempo os pontos serão estornados.
  • Lembre-se que as taxas de embarque e de bagagens extras são reembolsáveis.
  • No caso de cancelamento devido à epidemia do Corona Vírus o máximo de informações oficiais e documentos que comprovem a impossibilidade da realização da viagem.

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2 Comentários

  1. Hudson

    Olá preciso cancelar uma viagem para Portugal que comprei com milhas na Tudo Azul, eu iria ser reembolsado em 47 mil pontos que paguei pela passagem ao custo de 790 reais.

    Não sei se vale a pena perder os pontos ou pagar os 790 reais, vi que em sites como o MaxMilhas 47mil pontos da Azul se eu vender receberia 890 reais.
    Então fiquei na dúvida, mas no caso se eu receber de volta os 47mil,eu usaria para comprar a mesma passagem mas no final de maio qué está aproximadamente 60mil pontos.

    Estou na dúvida… Alguma sugestão?
    Muito obrigado!
    Ótimo site!

    Responder
    • Milene Szaikowski

      Olá, Hudson, agradeço seu comentário. Acredito que neste momento você já deve ter resolvido a sua questão. Em todo caso, neste momento está bem difícil fazer a venda de milhas, visto que tudo está muito incerto.

      Responder

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