fbpx

LATAM antecipa a saída da Oneworld em função do seu acordo com a Delta

A LATAM decidiu antecipar para 30 de abril de 2020 sua saída da Aliança Oneworld em virtude da parceria firmada com a Delta Airlines.

Atualização: este post foi originalmente postado em 08/02/2020 e recebeu atualizações em 03/03/2020. 

O fim da parceria entre LATAM e Oneworld

Até então a LATAM fazia parte da Aliança Oneworld (clique aqui pra ler mais sobre a Oneworld) e operava seus voos para os Estados Unidos através da parceria com a American Airlines. Porém, em outubro do ano passado a Delta Airlines comprou 20% da LATAM. Com este novo acordo, a LATAM optou por sair da Oneworld, tendo anunciando anteriormente esta saída para outubro de 2020. Enquanto a saída não era definitiva, a LATAM continuava emitindo bilhetes para os Estados Unidos via America Airlines. E existe a promessa de manter todos os acordos e benefícios aos passageiros até 30 de abril de 2020.

Principais alterações para os passageiros

Com essa mudança de parcerias de American Airlines para Delta haverá algumas mudanças para os passageiros frequentes (isto é, usuários dos programas de fidelidade). Em especial para aqueles que tem voos programados com alguma dessas companhias para os próximos meses.

  • Encerramento com a American Airlines: A partir de 30 de abril de 2020 encerram-se todos os acordos de passageiro frequente da LATAM com a American Airlines. Isso inclui o uso de salas VIP.
  • Benefícios com a Delta: A partir de 01/04/2020 será possível acumular e resgatar pontos LATAM Pass nos voos com a Delta Air Lines. E ainda no primeiro semestre de 2020  estará disponível o acordo codeshare entre a Delta Air Lines e a LATAM Airlines Brasil. Com isso a LATAM amplia suas possibilidades de voo para mais de 65 destinos no Canadá e Estados Unidos. 
  • Mudança de terminal: desde 01/02/2020 a LATAM passou a operar no Terminal 4 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy (Nova York). Antes ela operava no Terminal 8.
  • Clientes Black Signature, Black ou Platinum: ou ainda viajantes da cabine Premium Business, já poderão ter acesso à sala VIP da Delta no Terminal 4.

LATAM Pass e AAdvantage

As alterações para quem é passageiro frequente LATAM Pass e AAdvantage merecem um capítulo a parte. Já que aí estão as maiores mudanças para os passageiros.

  • Acúmulo de pontos: Até 30/04/2020 você pode comprar passagens na American Airlines e acumular pontos no LATAM Pass. Mesmo que sua viagem seja posterior a essa data.
  • Resgate de pontos: Até 30/04/2020 você pode resgatar passagens com seus pontos LATAM Pass na American Airlines.
  • Acesso às salas VIP American Airlines: A partir de 30/04/2020 os clientes LATAM Pass não terão mais acesso às salas VIP da AA. Com exceção daqueles que resgatarem e emitirem suas passagens até essa data.

E os acordos com as demais companhias Oneworld?

A LATAM afirma estar trabalhando para manter acordo de benefícios aos seus passageiros frequentes com outras companhias pertencentes a Oneworld (British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines). Porém, isso depende ainda de negociação com cada uma dessas companhias. Se a sua ideia é viajar por alguma delas o ideal é verificar a situação da parceria através dos canais de atendimento da LATAM.

Dentre os benefícios que a LATAM pretende manter estão:

  • Acesso à rede de destinos
  • Acesso às salas VIP
  • Acordos de acúmulo e resgate de pontos
  • Reconhecimento de membros elite e entrega dos benefícios associados.

Análise do Raio-X das Milhas

Todo período de transição como este requer cuidado por parte dos usuários. Em especial para quem resgatar passagens até o dia 30/04/2020 para voar depois dessa data. Ainda que a LATAM afirme que os acordos serão mantidos, na prática pode não ser que aconteça desta forma. A não ser que você faça muita questão de viajar pela American Airlines, eu aguardaria a consolidação da parceria com a Delta para voar via LATAM Pass. Mesmo porque, neste momento dificilmente você encontrará boas oportunidades de resgate na American Airlines usando o seu LATAM Pass.

E caso você já tenha resgatado passagens na American Airlines para depois de 30/04/2020, procure arquivar o máximo de comprovantes de que os acordos serão mantidos. Eles serão úteis em qualquer eventualidade. Em todo caso, imprima esta página onde a LATAM explica os detalhes da saída da Oneworld.

Quer receber em primeira mão as dicas e promoções relacionadas a milhas e programas de fidelidade?

Inscreva-se no nosso canal no Telegram.

 

Anteriores

Trackbacks/Pingbacks

  1. Resgates na American Airlines com o Smiles | Raio X das Milhas - […] que a LATAM saiu da Oneworld a American Airlines havia ficado sem uma companhia aliada no Brasil. Porém, há…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias LATAM antecipa a saída da Oneworld em função do seu acordo com a Delta

Send this to a friend